21 de abr. de 2010

CHURRASQUEIRA

Churrasqueira

A seguir, uma lista das principais formas de assar churrasco, dentre elas a famosa churrasqueira.

BafoChurrasqueira de alvenaria – pode ser construída de tijolos ou com material pré-fabricado. Deve ser construída longe de correntes de vento e é o modelo ideal para quem faz churrascos com freqüência. Deve ser construída no tamanho ideal para você, pensando na quantidade de pessoas que costuma convidar para suas festas. O risco de fazer uma churrasqueira muito grande é desperdiçar combustível colocando muito carvão – o combustível mais comum em pedaços ou barras. O carvão queima devagar e liberam calor de forma constante.

Churrasqueira portátil - barata, composta de uma vasilha de metal apoiada sobre uma armação. Não tem sistema de ventilação nem tampa mas é fácil de acender e simples de controlar. Existem churrasqueiras deste tipo “movidas” a gás, com tijolos refratários que se aquecem no calor da chama produzida pelo gás. Este tipo de churrasqueira manter o calor constante e, se possuir interruptor duplo, permite que se tenha carvão quente de um lado e morno de outro. Existe também o modelo elétrico, que também dispõe de tijolos refratários para espalhar o calor de forma uniforme. O problema é que estas levam cerca de 10 minutos para aquecer e, por geralmente não possuirem tampa, não podem ser levadas para a chuva.

Defumadoras – especialmente projetadas para defumar os alimentos, podendo ser utilizados para defumação seca ou úmida. Custam caro e são difíceis de achar no mercado. Para defumar em uma churrasqueira comum, basta encontrar um modo de colocar um recipiente de água entre o fogo e a carne, para que a fumaça e o vapor d'água cheguem à carne, realçando o sabor. O processo deve ser prolongado por horas, lentamente, em uma churrasqueira coberta.

Fogo de ChãoChurrasqueira com tampa – utilizada para fazer o churrasco ao bafo, geralmente são feitas com um tambor serrado ao meio no sentido do seu comprimento e colocadas horizontalmente sobre uma base. No meio do tambor se coloca uma grelha e abaixo dela uma gavetinha central com um telhado (para não deixar a grelha pingar gordura e outros líquidos). A parte de cima é a tampa com uma ou duas chaminés com borboletas para controlar o fluxo de fumaça e calor. Suas principais vantagens são a economia de carvão, a praticidade, já que não há necessidade de virar a carne o tempo todo, evita o contato da fumaça branca, já que a gordura não cai sobre a brasa e deixa a carne com sabor diferenciado, semidefumado.

Churrasqueira a gás – pronuncia-se parrilha ou parridja e é o sistema comum nos países portenhos ou hispânicos. É composta por uma ou mais grelhas fixas e/ou móveis onde são colocadas as carnes. No modelo de parrilha argentina, a grelha é formada por canaletas em forma de “v” que drenam o suco e a gordura da carne para um depósito, evitando o excesso de fumaça. No modelo uruguaio, a grelha é uma telha ou grade, o que facilita sua confecção. A parrilha geralmente é utilizada para cortes menores ou steaks.

Fogo-de-chão – sistema gaúcho de assar que consiste em fazer fogueiras ou fileiras de fogueiras e colocar espetos (ou fileiras de espetos) para assar a carne. É a forma ideal para preparar a costela inteira (costelão), geralmente utilizando-se 6 ou mais horas para seu preparo.

Leitão no RoleteRolete – sistema onde se coloca o novilho, porco, leitão, carneiro, pernil ou outras carnes a rodar em um rolete e vai se virando a carne com uma manivela ou em casas comerciais através de um motor.

Churrasqueiras alternativas

A Forquilha – a mais primitiva de todas as churrasqueiras é constituída de duas forquilhas de árvore, um outro galho ou taquara como espeto e um braseiro por baixo. Quebra o galho em acampamentos.

Espeto vertical – é a forma mais tradicional de churrasqueira, comporta por dois espetos de taquara fincados no chão, inclinados na direção do fogo, um contra o outro. Basta calcular bem a altura, a inclinação, evitando que o fogo pegue no espeto e também controlar o braseiro, evitando que o calor se disperse pelo espaço aberto

Espeto em cruz – em geral usado para grandes pedaços de carne que precisam ser estendidas em direção ao fogo no chão. Como a carne não fica pronta toda ao mesmo tempo, o churrasqueiro vai tirando a carne aos nacos e, ao mesmo tempo, movimentando a carne em direção ao calor.

Valeta – é a forma mais prática para fazer um churrasco para mais de 100 pessoas. Cava-se uma valeta com 1 metro de largura e 50 cm de profundidade com o comprimento necessário para receber a carne e a quantidade de espetos necessária. Nesse caso, um espeto será a medida para duas pessoas. Após a churrascada, é só recolocar a terra no lugar.

Uma dúzia de tijolos – a mais simples das churrasqueiras é feita com duas fileiras de três tijolos encostado de cada lado. É muito usada pelos funcionários da construção civil. É claro que quanto mais carne a ser utilizada, mais tijolos serão utilizados na “contrução” desta prática churrasqueira.

FONTE:Reinehr

A história do churrasco

De origem gaúcha, região que compreende o Rio Grande do Sul, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, o Churrasco não é somente um alimento feito à base de carne assada, mas é também uma forma de lazer, de receber amigos e, porque não, um componente interessante dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.

Do ponto de vista nutricional o churrasco é um componente importante de um prato equilibrado, já que fornece ótima quantidade de proteínas e sais minerais necessários ao bom funcionamento do organismo e, se harmonizado com a quantidade de fibras e carboidratos dos alimentos que o acompanham, como verduras, saladas, arroz, massa ou outro amido complexo, produz uma refeição perfeitamente saudável. Lembramos ainda que a proteína da carne vermelha, por conter triptofano, aumenta os níveis de serotonina, podendo contribuir para aumentar a sensação de contentamento, bem-estar, saciedade e alegria de quem o consome.

História

O churrasco surgiu na região dos Pampas Gaúchos, onde o transporte do gado de um local para outro se fazia necessário para a manutenção da engorda dos animais. Com a destruição dos Sete Povos da Missões, em 1768, grande quantidade do gado foi abandonado, o que acabou por criar um grande rebanho de gado selvagem espalhado pelos pampas. Posteriormente, os tropeiros em busca do ouro, com a grande oferta de carne que existia à sua frente, faziam paradas e nestas, passaram a assar a carne no fogo que também lhes aquecia durante a noite.

Depois, os invernadores continuaram a tradição que havia se iniciado. No transporte das reses, algumas eram assadas durante a viagem e como a carne era carregada no lombo dos cavalos, o suor destes acabava por salgar a carne que seria utilizada à noite. Com o passar do tempo surgiram as grandes fazendas, onde os peões que trasnportavam o gado reforçavam cada vez mais a tradição, fazendo o churrasco no fogo de chão, com valetas profundas para espantar o vento e em espetos de madeira que seguravam a carne sobre as brasas, utilizando-se já o sal grosso que era dado para a complementação alimentar do gado.

No início do século XX, a chegada dos imigrantes italianos introduziram no churrasco a carne de porco, frango e peixe, além de desenvolverem o famoso tempero vinha d'alho (Errata: o tempero vinha d'alho é, na verdade, de origem portuguesa. Obrigado a Dorean Paxorales pela correção). A partir daí, tudo é contemporaneidade.
FONTE:REINEHR

COMO FAZER CHURRASCO 2

Presta atenção nestas dicas:
  • Evite temperos ácidos como limão e vinagre, pois eles enrijecem a carne.
  • Quando for utilizar qualquer tempero, prefira vasilhas de plástico ou de vidro, pois as de alumínio oxidam o tempero, modificando seu sabor.
  • Nunca se deve utilizar produtos poluentes para iniciar o fogo (gasolina, querosene, óleo diesel etc).
  • O ideal é colocar um pão velho no centro do braseiro (embebido em álcool) cobri-lo com carvão e atear o fogo com segurança. Existem também produtos à venda especificamente para este fim e alguns sacos de carvão já trazem junto um acendedor próprio.

Receita de churrasco – Ingredientes

  • Um bom pedaço de carne bovina, que pode ser costela, picanha ou etc …
  • Sal grosso a vontade
  • Um ou vários espetos (conforme a fome)
  • Fogo de lenha, de gás, carvão
  • Paciência, por que até ficar pronto, o índio é capaz de morder os beiços

Como fazer churrasco

  • Espetar de pedaço a pedaço no espeto, passar o sal e colocar no fogo
  • Mais ou menos a uma distancia de 25 cm
  • Se houver pressa ou muita fome, come-se somente chamuscada, meio a meio, correndo sangue (como eu gosto)
  • Mas se não houver pressa e, tiver gente de muita frescura, assa-se até ficar esturicada

Para assar qualquer carne, um segredo é deixar a maior parte do tempo a gordura para cima para que caia pela própria gravidade, penetrando nas fibras e dando maior sabor e maciez.

FONTE:RESUMO DO DIA

COMO FAZER CHURRASCO


Todo brasileiro adora fazer e curtir um churrasco junto à família, amigos, vizinhos, aproximando-os, sentindo também o calor humano ao lado de uma churrasqueira.

Churrasqueira


Ela deve ser de fácil limpeza, manter o calor e ser funcional permitindo o uso adequado dos espetos, grelha e a chapa.
Um bom arquiteto poderá projetar uma boa churrasqueira.

Um dos segredos do churrasco bem feito é o calor das brasas e nunca a chama. O combustível é o carvão.

Acender o fogo é fácil

Use apenas um copo de álcool ( álcool gel acendedor é o melhor). Nunca use querosene, gasolina, tiner, etc. pois além de passar gosto para a carne, prejudicando a saúde, pode haver explosão.

Depois de colocar carvões, colocar o álcool devagar, em três lugares diferentes e aguarde aproximadamente 60 segundos. Quando o carvão já estiver estalando (isto mostra que o alcool já penetrou no interior do carvão) acenda o fósforo e jogue-o sobre o carvão.

Se o fogo não pegar, não ponha álcool de novo. Aguarde um pouco e verá que alguns carvões pegaram fogo. Use então o abanador até levantar uma pequena chama. Repita a operacão de abanar até ter umas boas brasas acesas. Espalhe os carvões, usando o " espalha brasas ". Dê mais algumas abanadas. Coloque as carnes em espetos, protegida pela gordura ou osso, como o caso da picanha e da costela.

Equipamentos para um bom churrasco

Facas

Pedra de amolar

Tabua de cortar a carne

Espetos : largo, fino e duplo

Grelha

Demais equipamentos :

- Abanador de brasa.

- Ferro para espalhar a brasa.

- Tabua de servir a mesa.

- Colher pinça, para pegar brasas.

- Pinça colher para servir a carne.

- Garfo, colher.

- Gamela de preparar vinha d'alho e gamela de salgar.


Obs : O churrasco de espeto é o mais usado.


Assando a carne

Assar, significa expor a carne rápida e diretamente a uma fonte de calor.
A proteína da carne, a albumina, como auto-proteção, coagula-se rapidamente formando uma camada impermeável que bloqueia a saída do sumo. A carne se contrai e fica levemente crestada. As gorduras que não coagulam neste processo, são destiladas e pingam sobre as brasas. É hora de virar o espeto, repetindo tudo de novo.
A temperatura interna da carne aumenta e o sumo não se perde. A água se volatiza.

Quando a carne passa do ponto, fica excessivamente seca, perde água demais.

O tempo que leva um churrasco para assar depende do calor da churrasqueira, das carnes escolhidas, dos cortes, da qualidade do carvão.

Salgando a carne

O sal do churrasco é o sal grosso. Está na origem histórica. O sal grosso nunca erra.

Meia hora antes de dar início ao trabalho de assar a carne, salgue-a. Ponha a carne na gamela e esfregue o sal com as mãos. Espete e leve ao fogo, com a parte mais gordurosa para baixo, como o caso da picanha.


Importante : para tirar o sal, quando a carne está pronta, segure o espeto no ar ainda dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.

Nunca salgue o churrasco com sal fino de cozinha. Certamente o sal vai grudar e a carne ficará por demais salgada.
Se não tiver sal grosso, faça com o sal fino uma salmoura e vá borifando periódicamente na carne, sem tirá-la do fogo.

O tempo médio para a preparação de cada tipo de carne (referidas logo abaixo - peças inteiras), é aproximadamente 40 minutos.

Obs : as peças sendo em postas levam aproximadamente 20 minutos

Carnes preferidas para o churrasco


Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.

Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer.
O ponto certo da picanha é o malpassado.

Contra-file : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.


Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida malpassada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.

Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém.


Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.

Chuleta : é também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o malpassado. É entremeada de gordura, que a mantém suculenta.


Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.

Além do churrasco tradicional, usa-se no Brasil outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da linguiça, coração de galinha, etc.


O Mapa do boi

1- cupim

2- pescoço

3- peito

4- paleta

5- ponta de agulha

6- fraldinha

7- filé mignon

8- capa de filé

9- contrafilé

10- filé da costa

11- picanha

12- patinho

13- coxão mole

14- coxão duro

15- lagarto

16- músculo dianteiro

17- músculo traseiro

18- costela

19- ponta de alcatra ou maminha

20- alcatra

21- entrecôte ou chuleta

22- acém

23- aba de filé

Complementos


Salada verde, queijo nas brasas, batata-doce, beringela assada, pão, polenta, farofa, etc.


Salada verde

Corte em tiras médias as folhas de alface, chicória, rúcula e queijo parmesão ralado a gosto.
Em pedaços grandes, pique um molho de agrião, mantendo o talo.

Misture tudo, tempere bem com limão, vinagre, sal e bastante azeite. Misture tudo de novo e cubra com tempero verde picado.

Uma salada como esta compensa o excesso de carnes.



Beringela grelhada

Ingredientes:

1 beringela grande
Salsinha
Sal a gosto

Modo de Preparar:

Lave bem a beringela e corte-a em rodelas de cerca de um centímetro de espessura. Coloque sal e leve a grelha por cerca de 3 minutos aproximadamente, virando apenas uma vez. Depois de assada, pulverize com salsinha e sirva.

Farofa

Ingredientes:

250 gramas de margarina
200 gramas de azeitonas verdes
200 gramas de azeitonas pretas
2 latas de milho verde
2 pimentões picados
6 ovos cozidos picados
500 gramas de farinha de mandioca
2 copos de arroz cozido
1 cebola media picada

Modo de Preparar:

Derreta a margarina, frite a cebola, os tomates, pimentos e misture os ingredients. Por ultimo, o arroz e a farinha de mandioca.

Muito bom acompanhamento para o churrasco.

Lombo de porco

Tempero:

15 cravos
2 lascas de canela
1 colher de sopa de alecrim
4 dentes de alho picado
½ noz moscada picada
2 limões espremidos
3 três colheres (sopa) de óleo ou azeite

Modo de preparar:

Fatie o lombo (cerca de 1 quilo ).
Coloque sobre ele todos os temperos citados acima, bem misturados, deixando em descanso por 6 horas antes de ir ao fogo.

Apagar o fogo ao terminar o churrasco, seria o ideal a ser feito. Caso não seja possível, o melhor é deixar o fogo apagar por si, estando por perto. Espalhe bem as brasas para que se consumam mais rápidamente.

Se voce fizer o churrasco no sítio, na fazenda, às vezes, com o fogo direto sobre o chão, não vá embora sem apagá-lo. A maior parte dos incêndios nos campos começa com fogo abandonado. Jogue água ou cubra com areia, até que tudo se apague.

FONTE:LIVRO DE RECEITAS DIGITAL

19 de abr. de 2010

Como fazer RATATOUILLE



Ratatouille

Ingredientes:

* 6 cebolas
* 6 tomates
* 6 abobrinhas italianas
* 1 beringela grande
* 1 pimentão verde
* 1 pimentão vermelho
* 2 dentes de alho
* sal e pimenta do reino a gosto
* 1 folha de louro
* manjericão fresco a gosto
* azeite de oliva a gosto

Modo de preparo:

1. Corte a beringela em rodelas finas e deixe de molho numa bacia com água e umas 4 colheres de sopa de vinagre durante 15 minutos, para evitar que amargue
2. Corte a abobrinha em rodelas finas
3. Corte os tomates em cubinhos
4. Retire as sementes do pimentão e pique em tiras
5. Coloque o óleo de oliva na panela e deixe aquecer, acrescente as cebolas cortadas em rodelas e deixe dourar levemente, em seguida ponha o alho picado
6. Junte os legumes, o louro, os temperos restantes e mexa bem, mas com cuidado para “machucar” os legumes
7. Cozinhe em fogo baixo com a panela semi tampada até que os legumes fiquem molinhos

Agradecimentos ao site: Tudo Gostoso

Dieta sanguinea Tipo O

Grupo sangüíneo O

.....Quase 50% da população tem este tipo de sangue, é o grupo mais antigo e é o resultado do cruzamento de várias culturas. Geralmente precisam comer proteína animal todos os dias. O aparelho digestivo é forte, pois produz sucos gástricos em abundância, importante para a digestão da carne. Mas justamente por produzirem maior quantidade desses sucos gástricos, ocorre a maior incidência de doenças estomacais, como gastrites e úlceras. Não são bem-vindos: aveia, trigo, grãos e derivados do leite. O sistema imunológico é bem ativo e consegue reagir ao estresse com grande atividade física.

Prefira
Carnes: bovina, cordeiro, avestruz
Peixes e frutos do mar: bacalhau fresco, linguado, salmão
Derivados do leite: mussarela, leite de soja, tofu
Frutas: ameixa frescas e secas, pretas ou vermelhas, figo
Verduras: acelga, alcachofra, brócolis, cebola, escarola, espinafre
Cereais, massas e pães: prestar atenção nos alimentos a serem evitados. O restante pode ser ingerido

Evite
Carnes: porco, presunto, toucinho
Peixes e frutos do mar: caviar, salmão defumado, polvo
Derivados do leite: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete
Frutas: laranja, morango, coco, amora
Verduras:berinjela, champignon, milho, repolho
Cereais, massas e pães: aveia, trigo, cuscuz, pão branco, semolina

Alimentos que estimulam a perda de peso: algas, brócolis, peixes e frutos do mar, couve-manteiga, sal iodado, carne vermelha (carneiro, boi, caça, fígado), espinafre.
Alimentos que estimulam o aumento de peso: couve-flor, feijão, lentilha, milho, couve-de-bruxelas, repolho, trigo e derivados (glúten).

Fonte:mulher de classe


Informações sobre o tipo sanguíneo O
Mais antigo e básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com
um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas têm memória genética de
autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder,
resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros, tranqüilos.

O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Tipo sanguíneo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago.

Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para ajudar na perda de peso é bom consumir algas, brócolis, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Quem tem sangue tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas sempre equilibrando com verduras e frutas, para evitar a superacidificação.

Os alimentos considerados maléficos (indicado evitar o consumo) interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tireoidiano.

Curiosidade: Al Capone era do tipo sanguíneo O.

Sangue Tipo O - Alimentos que proporcionam benefícios

Carnes: boi, búfalo, carneiro, cordeiro, fígado e veado.

Frutos do mar (Vitamina B / Iodo): bacalhau, badejo, cavala, enchova, esturjão, linguado, merluza, peixe espada, salmão sardinha, truta e vermelho.

Frutas: ameixa e figo.

Grãos: ervilha, feijão azuki, feijão rajado e pão de grãos germinados.

Legumes e verduras: abóbora, acelga, alcachofra, alface romana, batata doce, brócolis, chicória, couve, dente-de-leão, escarola, espinafre, folha de beterraba, nabo, pimentão vermelho e quiabo.

Sementes: nozes e semente de abóbora.

Temperos: alho, alho poro, azeite de oliva, cebolas, curry, óleo de linhaça, raiz forte e salsa.

Chás: alcaçuz, amora, casca de olmo, dente-de-leão, feno grego, fruto da roseira, gengibre, hortelã-pimenta, pimenta de caiena, salsa e tília.

Sucos: abacaxi, ameixa e cereja preta.

Outra bebida: água gasosa

Suplementos: cálcio, iodo, manganês, vitamina B e vitamina K.

Exercícios: aeróbica, artes marciais, calistênicos, caminhada, ciclismo, corrida, dança, esporte de contato, esteira, musculação, natação, patinação e step.


Sangue Tipo O - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)


Carnes: codorna, coelho, faisão, frango, pato, perdiz e peru.

Frutos do mar: atum, camarão, escargot, caranguejo, carpa, enguia, esturjão branco, garoupa, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), lula, mexilhão, ostra, pargo, perca, pescada, rã, trutas e tubarão.

Laticínios: leite de soja, manteiga, mussarela, queijo de cabra e tofu.

Frutas: abacaxi, amora, banana, caqui, carambola, melancia, cereja, damasco, framboesa, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, lima, limão, maçã, mamão, manga, melão, nectarina, passas, pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.

Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, bolos de arroz, cevada, creme de arroz, ervilha verde fava, farinha de centeio, farinha de cevada, farelo de arroz, farinha de arroz, feijão branco, feijão mulatinho, feijão preto, feijão verde, grão-de-bico, massa da raiz de girassol, painço, pão de centeio, pão sem glúten, trigo sarraceno e vagem.

Legumes e verduras: abobrinha, agrião, aipo, alface americana, alface, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, cará, cenoura, chicória, cogumelo, ervilha, inhame, pepino, pimentão amarelo, pimentão verde, rabanete e tomate.

Sementes: amêndoas, avelãs, semente de girassol, semente de gergelim, noz macadâmia, noz de nogueira amarga e pinhão.

Temperos: açafrão, açúcar, alecrim, alho, araruta, azeitona verde, cebolinha, coentro, cominho, cravo, erva doce, essência de amêndoa, estragão, gelatina, geléias, gengibre, hortelã, louro, maionese, malte de cevada, manjericão, manjerona, mel, melaço, menta, missô, molho inglês, mostarda seca, óleo de canola, óleo de gergelim, páprica, pimenta da Jamaica, pimenta malagueta, pimenta mexicana, sal e shoyo.

Chás: camomila, carvalho branco, folha de framboesa, ginseng, hortelã, raiz de alcaçuz, sabugueiro, sálvia, valeriana, verbena e chá verde.

Sucos: aipo, cenoura, damasco, mamão, pepino, tomate, uva e verduras.

Outras bebidas: cerveja e vinho.


Sangue Tipo O - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)


Frutos do mar: caviar, polvo e salmão defumado.

Laticínios: iogurte, leite de cabra, leite de vaca, queijos e sorvete c/ leite.

Frutas: abacate, amora preta, banana da terra, côco, laranja, melão, morango, tangerina e tamarindo.

Grãos: trigo, arroz 7 cereais, bolo inglês, creme de trigo, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão fradinho, feijão mulatinho, flocos de aveia, flocos de milho, fubá, germe de trigo, lentilhas, pão de trigo integral, pão preto e trigo duro.

Legumes e verduras: batata vermelha, berinjela, broto de alfafa, cogumelo paris, couve Bruxelas, couve-flor, milho, mostarda e repolho.

Sementes: amendoim, castanha de caju, castanha do pará, semente de papoula e pistache.

Temperos: alcaparra, azeitona preta, baunilha, canela, ketchup, noz moscada, óleo de algodão, óleo de amendoim, óleo de milho, picles, pimenta branca, pimenta do reino e vinagre.

Chás: alfafa, babosa, bardana, erva de São João, folhas de morango chá preto e sene.

Suco: maçã e sidra.

Outras bebidas: café, destilados e refrigerantes.

Suplementos: vitamina A e vitamina E.



Nota: Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica.
Fonte:mulher no salto


Alimentos para Sangue Tipo O

Pessoas com tipo sanguíneo O (meu caso) são carnívoros tendo o aparelho intestinal forte, diante disso necessitam comer proteínas animais diariamente. Caso contrário, estão propensos a desenvolver doenças gástricas como úlceras e gastrites devido a alta produção de sucos gástricos.

Alimentos Benéficos:

Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro;
Peixes: bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão;
Laticínios: Queijo de leite de cabra, queijo de soja;
Frutas: ameixa, nozes, figo, semente de abóbora;
Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa;
Cereais: Evitar;
Outros: azeite de oliva.

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru;
Peixes: atum, camarão, lagosta;
Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas;
Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha;
Verduras: abobrinha, agrião, inhame;
Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral;
Outros: óleo de canola.

Alimentos Nocivos:

Carnes: carne de porco e derivados como presunto e bacon;
Peixes: caviar, salmão defumado, polvo;
Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete;
Frutas: laranja, morango, côco, amora, amendoim, castanha do pará, pistache, castanha de caju, abacate;
Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho;
Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco;
Outros: óleo de milho, óleo de amendoim.

Exercícios: aeróbica, artes marciais, calistênicos, caminhada, ciclismo, corrida, dança, esporte de contato, esteira, musculação, natação, patinação e step.

fonte:mundo das tribos

Dieta Tipo sanguineo AB

Alimentos para Sangue Tipo AB

Necessitam de uma dieta equilibrada contendo um pouco de tudo.

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru;
Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta;
Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage;
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa;
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino;
Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia;
Outros: curry, alho, missô, gengibre, camomila.

Alimentos Neutros:

Carnes: faisão, fígado;
Peixes: arenque, linguado, carpa;
Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão;
Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego;
Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem;
Cereais: cevada, germe de trigo, granola;
Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho.

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela;
Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri;
Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga;
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga;
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete;
Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho;
Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha.

Exercícios: aeróbica, aikido, alongamento, caminhada, ciclismo, dança, golfe, natação, Tai Chi Chuan e ioga.

Nota: Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica.

Esses dias estava buscando maiores informações e encontrei um ótimo vídeo explicando um pouco mais sobre o assunto.

fonte:mundo das tribos

Informações sobre o tipo sanguíneo AB


O sangue tipo AB tem menos de mil anos de existência, é raro (menos de 5% da população) e biologicamente complexo. É o delicado produto de uma rara mistura entre o tolerante tipo A e o equilibrado tipo B.

São pessoas que não se preocupam com detalhes, são atraentes, carismáticas, cativantes, espiritualizadas, excêntricas e populares, aceitam todos os aspectos da vida sem se conscientizar das conseqüências.

Curiosidade: Mesmo sendo uma mistura entre o os tipos A e B, tende para as características do tipo A.



Sangue Tipo AB - Alimentos que proporcionam benefícios
Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru.

Frutos do mar: atum, bacalhau, badejo, cavala, escargot, esturjão, garoupa, lúcio (semelhante à perca), pargo, perca oceano, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.

Laticínios:
coalhada, iogurte, queijo cottage, leite de cabra, mussarela, ricota e queijo de cabra e tofu.

Frutas: abacaxi, ameixas, cerejas, figos, framboesas, groselhas, kiwi, limão, toronja e uvas.

Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, aveia integral, cereal de aveia, espelta, far. de arroz, far. de aveia, far. de centeio, far. germem trigo, feijão branco, feijão rajado, feijão soja, feijão vermelho, lentilhas, pão de arroz, pão de centeio, pão de far.
Soja, pão de grãos e germinados.

Legumes e verduras: aipo, broto de alfafa, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor, couve, dente de leão, inhame, folhas mostarda, pepino e tomate.

Sementes: amendoim, cast. da Índia e nozes.

Temperos: alho, azeite de oliva, curry, missô, raiz forte e salsa.

Chás: alcaçuz, alfafa, bardana, camomila, gengibre, ginseng, folhas morango, frutos roseira, pilriteiro e verde.

Sucos: aipo, cenoura, cereja, mamão, repolho e uvas.

Outras bebidas: café.

Suplementos: bromelina, quercetina, selênio, vitamina C e zinco.

Exercícios: aeróbica, aikido, alongamento, caminhada, ciclismo, dança, golfe, natação, Tai Chi Chuan e ioga.


Sangue Tipo AB - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)
Carnes: faisão e fígado.

Frutos do mar: atum, arenque, caranha, carpa, caviar, espadarte, haliote, leque, linguado, lula, perca amarela, perca branca, perca prateada pescada e tubarão.

Laticínios: caseína (Proteína existente no leite), leite de soja, leite desnatado, queijo cheddar, queijo colby, queijo de soja, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyére, queijo arlsburg, queijo monterey, queijo munster, queijo neufchatel, queijo suíço, requeijão e soro de leite.

Frutas: amoras, bagas de sabugo, banana terra, damasco, limas, maçã, mamão, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego, tâmara, vacínio e tangerina.

Grãos: cevada, creme de arroz, creme de trigo, cuscuz, ervilhas, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, far. trigo Integral, far. trigo branca, far. trigo duro, far. trigo torrada, farinha cevada, feijão verde, germe de trigo, granola, lentilha, massa/espinafre, massa/ sêmola, pão de centeio, pão de far. Soja, pão de grãos germinados, pão de arroz, soja e trigo integral.

Legumes e verduras (Zinco): abóboras, acelga, agrião, alcaravia, alface americana, alface romana, alho poro, aspargo, batata roxa, batata inglesa, broto de bambu, cenoura, chicória, cogumelo paris, cogumelo enoki, cogumelo ostra, cogumelo portobelo, couve bruxelas, endívia (variedade da chicória), ervilha, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo, quiabo, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e rutabaga (próximo ao bago).

Sementes: amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, pinhão, noz macadâmia e pistache.

Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, araruta, azeitona espanhola, azeitona grega, azeitona verde, baunilha, canela, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, folha de louro, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, pimenta, maionese, manjericão, mel, melaço, menta, molho de soja, mostarda, óleo amendoim, óleo de canola, óleo fig. Bacalhau, óleo de linhaça, noz moscada, páprica, sal e tomilho.

Chás: amora, bétula branca, dente de leão, erva de São João, folhas framboesa, hortelã, hortelã-pimenta, pimenta caiena, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, valeriana e verbena.

Sucos: abacaxi, ameixa seca, damasco, limão, maçã, pepino, verduras Benéficas e toronja.

Outras bebidas: água gasosa, cerveja e vinhos.


Sangue Tipo AB - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)
Carnes: boi, búfalo, codorna, coração, frango, galinha, ganso, pato, perdiz, porco, veado e vitela.

Frutos do mar: barracuda, camarão, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, perca do mar, polvo, rã, salmão defumado e tartaruga.

Laticínios:
leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo parmezão, queijo provolone, queijo roquefort, sherbet e sorvete c/ leite.

Frutas: abacate, banana, caqui, carambola, côco, goiaba, laranja, manga e romã.

Grãos: bolo de milho, cereal de milho, feijão azuki, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão preto, grão de bico e flocos de milho.

Legumes e verduras: alcachofra, broto de feijão, broto de rabanete, cogumelo, milho amarelo, milho branco, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde e rabanete.

Sementes: avelã, gergelim, sem. Abóbora, sem. Gergelim, sem. Girassol e sem. papoula.

Temperos: alcaparra, azeitona preta, erva doce, essência amêndoa, gelatina em pó, ketchup, mel de milho, molho inglês, óleo de açafrão, óleo algodão, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de milho, picles, pim. da jamaica, pim. de caiena, pim. do reino, pim.verm.flocos, pimenta branca, pim. em grão, pim. mexicana, tapioca e vinagre.

Chás: cabelo de milho, feno grego, genciana, lúpulo, sene, tília e verbasco.

Suco: laranja.

Outras bebidas: chá preto, destilado e refrigerante.

fonte:mulher no salto

Grupo sangüíneo AB

.....Cerca de 4% da população tem esse tipo de sangue. É uma adaptação moderna que surgiu da mistura do A e do B. Seu aparelho digestivo é sensível. Necessita de alimentos misturados em porções equilibradas. Já o sistema imunológico é excessivamente tolerante, tem reações às mudanças dietéticas e de ambientais. No geral, os alimentos recomendados são carne, peixe, produtos do leite, legumes, cereais, frutas e verduras.

Prefira
Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru
Peixes e frutos do mar:
Derivados do leite:
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, kiwi, uva
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve, pepino
Cereais, massas e pães:

Evite
Carnes: bovina, búfalo, frango, porco, presunto e vitela
Peixes e frutos do mar:anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri
Derivados do leite: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, sorvete cremoso
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete
Cereais, massas e pães:

Alimentos que estimulam a perda de peso: abacaxi, peixe, couve-manteiga, produtos do leite, tofu.
Alimentos que estimulam o aumento de peso: trigo, feijão-mulatinho, milho, nozes e sementes, carne vermelha.Atum, bacalhau, cavala, sardinha e truta arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia coalhada, iogurte, mussarela, ricota,queijo cottage farinha de cevada, de milho, cereais matinais, amido de milho

fonte:mulher de classe

Dieta Grupo Sanguineo B

Grupo sangüíneo B

.....Uma base de 10% da população tem esse tipo de sangue. Ele surgiu quando os seres humanos migraram para o Norte, encontrando terras mais frias e sombrias. A dieta pode ser mais variada, incluindo carne, e é o único tipo de sangue que se dá muito bem com os laticínios. O sistema imunológico das pessoas que tem o tipo B é forte, reage melhor ao estresse com criatividade. As recomendações gerais de alimentação são: carnes como cordeiro, carneiro, coelho, peru; peixes como bacalhau, salmão, linguado; laticínios como leite magro, iogurte e queijos; cereais como arroz, aveia, batata e inhame; azeite de oliva e muita verduras e legumes.

Prefira
Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado
Peixes e frutos do mar: bacalhau, salmão, truta, caviar, sardinha
Derivados do leite: iogurte, leite, mussarela, ovos, ricota
Frutas: abacaxi, ameixa, banana, mamão, uva
Verduras: beterraba, brócolis, cenoura, couve, repolho
Cereais, massas e pães: arroz integral, aveia, pão de aveia

Evite
Carnes:frango, pato, porco, presunto
Peixes e frutos do mar: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, marisco, ostra, polvo, mexilhão
Derivados do leite: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
Frutas: carambola, caqui, coco, romã
Verduras: alcachofra, tomate, milho verde, azeitona
Cereais, massas e pães: arroz selvagem, farinha de trigo, milho, centeio

Alimentos que estimulam a perda de peso: ovos, leite e derivados com baixo teor de gordura, carne, verduras, chá de alcaçuz.
Alimentos que estimulam o aumento de peso: milho, trigo, lentilhas, amendoins e gergelim.

Fonte:mulher no salto

Informações sobre o tipo sanguíneo B


Pode-se dizer que o tipo B representa um refinamento sofisticado no caminho da evolução, um esforço para reunir povos e culturas diferentes. O sangue tipo B teve inicialmente que sofrer mutação em resposta às mudanças climáticas. Representa a demanda da natureza por uma força mais equilibrada entre as tensões da mente e as necessidades do sistema imunológico.

Reagem ao estresse com equilíbrio e harmonia. Biologicamente são mais flexíveis que os demais.

Os principais fatores de aumento de peso são amendoins, milho, sementes de gergelim e trigo. Estes alimentos inibem a eficácia da insulina, prejudicam o ritmo metabólico, causam hipoglicemia, inibem a absorção adequada dos nutrientes, o funcionamento do fígado e a digestão. Evitar centeio.

Curiosidade: Mais de 30% dos milionários que enriqueceram com seu esforço têm sangue tipo B.



Sangue Tipo B - Alimentos que proporcionam benefícios
Carnes: cordeiro, coelho, carneiro e veado.

Frutos do mar: bacalhau, badejo, cavala, caviar, esturjão, garoupa, hadoque, linguado, pargo, perca/oceano, salmão, sardinha e truta-do-mar.

Laticínios: coalhada, iogurte, leite de cabra, leite desnatado, mussarela, queijo cottage, queijo de cabra e ricota.

Frutas: abacaxi, ameixas, bananas, mamão e uvas.

Grãos (magnésio): arroz integral, aveia integral, farelo de aveia, farinha de arroz, feijão branco, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão soja vermelho e painço.

Legumes e verduras (magnésio): batata doce berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, cog. Shitake, couve, couve Bruxelas, couve-flor, folha de beterraba, folha de mostarda e inhame.

Temperos: azeite de oliva, curry, gengibre, pimentas, raiz forte e salsa.

Chás: alcaçuz, gengibre, folhas de framboesa, ginseng, hortelã-pimenta, fruto da roseira, salsa, sálvia e chá verde.

Suplementos: alcaçuz, lecitina e magnésio.

Exercícios: aeróbicos, artes marciais, caminhada, ciclismo, corrida, golfe, musculação, natação, Tai Chi Chuan, tênis e ioga.


Sangue Tipo B - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)
Carnes: búfalo, boi, faisão, fígado, peru e vitela.

Frutos do mar: arenque, atum, carpa, lula, peixe espada, perca, pescada, truta, tubarão e vermelho.

Laticínios: creme de leite, leite de soja, leite integral, manteiga, queijo branco, requeijão e soro de leite.

Frutas: amora, bergamota, cereja, damasco framboesa, figos, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, laranja lima, limão, maçã, manga, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego e tangerina.

Grãos (magnésio): arroz branco, arroz integral, bolo de aveia, creme de arroz, farinha branca, feijão verde, granola, massa/espinafre, massa/semolina, pão de centeio, pão de far. Soja, pão s/ glúten.

Legumes e verduras (magnésio): abóbora, acelga, agrião, aipo, alfaces, aspargos, batatas, broto de alfafa, broto de bambu, chicória, cogumelos, couve, ervilhas, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo e pepino.

Sementes: gergelim, amêndoas, castanhas e nozes.

Temperos: açafrão, açúcar, agar-agar, alcaparra, alcarábia, alecrim, alfarroba, alho,alho poro, araruta, baunilha, cardamomo, carefólio, cebola, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, cremor/tártaro, cúrcuma, endro, erva doce, estragão, gaultéria, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, louro, maionese, manjericão, mostarda, manjerona, menta, mel, melaço, missô, molho inglês, mostarda, noz moscada, óleo fíg. de bacalhau, óleo de linhaça, orégano, pápricas, picles, pimenta em grão, pimenta Malagueta, pimentão, sal, sálvia, segurelha, shoyu, tomilho e vinagres.

Chás: alfafa, amora, bardana, bétula branca, botão de ouro, camomila, casca/carvalho, dente de leão, dong quai, equinácea, erva de S. João, folha de morango, gataria, hortelã, marroio branco, milefólio, olmo, pimenta caiena, pilriteiropoligonácea, raiz de alcaçuz sabugueiro, salsaparrilha, tomilho, valeriana e verbena.

Sucos: aipo, cenoura, cereja, damasco, grapefruit (toranja), laranja, limão, maçã, pepino, sidra e verduras.

Outras bebidas: café, cerveja, chá preto e vinho.


Sangue Tipo B - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)
Carnes: codorna, coração, frango, galinha d´angola, ganso, pato, perdiz e porco.

Frutos do mar: camarão, amêijoa (molusco), barracuda, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, peixe lua, perca do mar, perca listrada, polvo, rã e salmão defumado.

Laticínios: queijo de soja, queijo roquefort e sorvete c/ leite.

Frutas: abacate, caqui, carambola, côco e romã.

Grãos: amaranto, arroz 7 cereais, arroz selvagem, bagels de milho, bolo de milho, bolo de trigo centeio, cevada, creme de trigo cuscuz, far. de centeio, far. de cevada, far. de glúten, feijão azuki, feijão preto, feijão rajado, flocos de milho, fubá, germe de trigo, grão de bico, kasha, lentilhas, massa/alcach., pão de centeio, trigo duro, trigo integral e trigo sarraceno.

Legumes e verduras: abóbora moranga, alcachofra, broto de feijão, broto/rabanete, milho, rabanete e tomate.

Sementes: amendoim, avelã, cast. de caju, gergelim, papoula, pinhão, pistache, sem. de abóbora e sem. de girassol.

Temperos: azeitonas, canela, essência de amêndoa, gelatina pura, ketchup, maisena,malte de cevada mel de milho, óleo açafrão, óleo algodão, óleo amendoim, óleo canola, óleo gergelim, óleo girassol, óleo de milho, pimenta branca, pimenta da Jamaica, pimenta do reino e tapioca.

Chás: cabelo de milho, genciana, sene e tília.

Suco: tomate

Outras bebidas: água gasosa, destilados e refrigerantes.

Alimentos para Sangue Tipo B

São sortudos, pessoas com Sangue Tipo B possuem uma dieta mais variada.

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado;
Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha;
Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota;
Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca;
Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho;
Cereais: arroz integral, aveia integral;
Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia.

Alimentos Neutros:

Carnes: carne bovina, peru, vitela;
Peixes: arenque, truta, atum, lula;
Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral;
Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra;
Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre;
Cereais: granola;
Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila.

Alimentos Nocivos:

Carnes: frango, pato, porco, presunto;
Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão;
Laticínios: queijo fundido e roquefort,sorvete com leite;
Frutas: caqui, carambola, coco;
Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde;
Cereais: farinha de trigo, milho, centeio;
Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas.

Exercícios: aeróbicos, artes marciais, caminhada, ciclismo, corrida, golfe, musculação, natação, Tai Chi Chuan, tênis e ioga.

Fonte:Mundo das Tribos
fonte:mulher de classe