23 de jul. de 2009

COMO SE ACALMAR NO MEIO DO ESTRESS

Dr. Alessandro Loiola*/Especial para BR Press

(BR Press) - Muito se fala em controlar o estresse, mas quem é capaz de controlar todas as situações que a vida coloca nos no caminho? Ninguém.

Entretanto, o que você PODE e DEVE fazer é controlar a maneira como seu corpo responde aos desafios à sua frente. Para lidar em paz com os dias nervosos deste novo século, costumo indicar o seguinte:

Durma

Por mais contraditório que possa parecer, os cientistas já provaram que dormir ajuda a resolver problemas. Isso porque seu cérebro não pára e, durante o sono, ele se sente mais livre para procurar novas conexões neuronais - e em uma delas pode estar aquela solução que você tanto procurava!

Nunca subestime o poder solucionador que uma rápida soneca é capaz de oferecer, mas não use isso como desculpa para dormir em serviço.

Alimente-se direito

Depois daquela discussão, o menos recomendável é sair para um cafezinho: o café é um estimulante do sistema nervoso e irá aumentar seu nível de irritação, dando mais combustível para outra meia hora de bate-boca.

O melhor para manter o equilíbrio é tomar bastante líquido o dia inteiro e seguir uma rotina alimentar baseada em frutas, vegetais, legumes e carnes brancas.

Pratique exercícios regularmente

Pode parecer repetitivo, mas os problemas não são assim também? Está provado que os exercícios melhoram a saúde física e mental. Agora levante dessa cadeira e leia o restante desta crônica correndo em círculos pela sala.

Tenha hobbies

Um hobby pode ser classificado como algo que relaxa e distrai, ao mesmo tempo em que estimula e organiza seu mundo interior. Desenhar, praticar jardinagem, tocar algum instrumento musical ou conversar com velhos amigos (e fazer outros novos) são bons exemplos.

Mime-se

Você guardou tanto para aquele carro, porque não faz o mesmo esforço para presentear-se com uma viagem ou três dias em um SPA?

Estimule sua mente

Uma situação estressante não é uma ameaça, mas um desafio para o seu raciocínio. Considere seu cérebro como o músculo mais especializado do seu corpo. Não o deixe atrofiar por falta de estímulo!

Cabeça erguida sempre

Caiu? Levante. Errou? Peça desculpas e siga em frente. Olhe atentamente: o mundo está sob seus pés, não sobre seus ombros.

Processe suas emoções

Ao sentir uma emoção forte que poderá repercutir sobre você de modo negativo, guarde-a para si por alguns segundos, minutos, horas ou mesmo dias, até ser capaz de fazer uma análise mais racional do que ocorreu.

Exteriorizar o que você está sentindo não é o mesmo que despejar um caminhão frustrações sobre o primeiro vivente que cruzar seu caminho.

E acredite em algo

Pessoas "espirituais" tendem a ser mais saudáveis que pessoas "não-espirituais". A prece e a meditação são ferramentas úteis para aliviar o estresse, e nos dão uma consciência mais serena sobre quem somos, quais são os nossos limites e o que realmente tem importância nessa vida.

(*) Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor, palestrante, autor de Vida e Saúde da Criança e Crianças em Forma: Saúde na Balança (www.editoranatureza.com.br). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net ou pelo Blog do Leitor.

fONTE:Yahoo

10 comentários:

Milene Malcher disse...

Excelentes dicas, e é isso que vou fazer, antes que eu morra infartada, amei a dica de meditação, precisamos mesmo alimentar o nosso lado espiritual.

Anônimo disse...

amei sua dicas boa vou fazer td quer vc falou parabens

Anônimo disse...

amei sua dicas boa vou fazer td quer vc falou parabens

Anônimo disse...

amei sua dicas boa vou fazer td quer vc falou parabens

Anônimo disse...

amei sua dicas boa vou fazer td quer vc falou parabens

Raquel disse...

Coisas simples e que muitas vezes não fazemos! Obrigada por relembrar que tudo isso é mais do que essencial! Beijos

Anônimo disse...

É isso aí. Quem gosta da gente é a gente mesmo. Se estamos no meio de um problema que parece sem solução, é ter paciência, seguir os pontos acima e esperar, infelizmente a parte mais difícil, pois coloca ainda mais a prova nossa ansiedade, mas é só o tempo e a calma que nos mostrarão a saída.

"QUANDO A BOCA CALA, O CORPO ADOECE, MAS QUANDO A BOCA FALA, A ALMA SARA"
Vera

Anônimo disse...

Gostei daqui e das "dicas " de como lidar com stress.
Valeu,obrigada!

maiara disse...

adorei as dicas escrevi tudo num papel e vou entregar pra minha mae valeu mesmo tirou um peso aqui

Patricia disse...

As suas dicas são muito interessantes, espero que continue ajudando as pessoas.