Poros dilatados:(Apedido)
Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados, que tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto.
Uma das opções de tratamento é fazer peeling superficial com pool de ácidos – eles vão retirar as células mortas e garantir que os poros fiquem mais fechados e, conseqüentemente, a pele menos oleosa. "A luz pulsada também pode resolver o problema porque vai fechar os poros, diminuir possíveis manchas e controlar a oleosidade. A vantagem é que qualquer tipo de pele pode recebê-la e não há restrições e nem período de recuperação da pele!!!
Mascara de argila, tonicos e adstringentes sao bons...
Como evitar a oleosidade da pele
Cuidados diários amenizam a oleosidade da pele e a deixa mais seca e sem brilho. Não adianta ficar lavando o rosto a todo momento, o segredo é tomar os cuidados corretos e manter a pele sempre hidratada e protegida.O ideal é lavar bem o rosto pela manhã e antes de dormir com sabonetes secativos, de preferência indicados por um dermatologista. Depois, deve-se aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição, da maquiagem e do próprio sabonete. Na hora de hidratar e aplicar protetor solar, escolha produtos 'oil free', livres de óleo e que não causam a obstrução dos poros.
Tome cuidado com a temperatura da água: ela não pode estar nem muito quente e nem muito gelada. Evite esfregar a toalha para secar a pele, isso pode trazer irritação; apalpe-a levemente sobre o rosto.
Se a oleosidade persistir, mesmo com esses cuidados, chegou a hora de visitar um dermatologista e recorrer aos ácidos especiais ou tratamentos orais. O ácido retinóico é um dos mais usados para a limpeza da pele e manutenção diária.
»»Para que serve a oleosidade da pele?
A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa. . No exame clínico, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele irritável.
»»Quais as características da pele oleosa?
Veja se sua pele apresenta características de pele oleosa:
- Pele espessa com poros dilatados ( cravos escuros e claros)
- Aparência a oleosa
- Formação de rugas tardias
Algumas doenças podem estar associadas à pele oleosa:
ACNE
ROSÁCEA
DERMATITE SEBORREICA
HIPERPLASIA SEBÁCEA
»»Como devem ser os produtos para pele oleosa?
Devem normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, muitas vezes espessa e irritada . Devemos considerar este tipo de pele frágil. Utilizar produtos adequados que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação.
»»Como tratar da pele oleosa?
Siga as dicas abaixo:
Higiene: limpar com detergentes neutros, evitar os muito ácidos ou alcalinos.Lave o rosto três vezes ao dia com um sabonete neutro. Evite loções de limpeza, pois geralmente são mais oleosas.Evitar o desengorduramento excessivo, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo. Usar emulsões com baixo teor de gordura.
Tonificação: princípios ativos como o hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação antiinflamatória.
Correção: devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.Peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação, pois a produção excessiva de sebo não impede a perda de água e conseqüente desidratação.
Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos( glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e uréia.
Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos veículos não oleosos.Use protetor solar fator 15 (no mínimo). E evite cremes e produtos oleosos.
LEMBRE-SE: O conteúdo é informativo/educativo. Não se deve fazer automedicação. Não é possível indicar qualquer tratamento sem o exame clínico do paciente. Caso necessário, recomendo consultar pessoalmente um dermatologista.
4 comentários:
ola valeu as dicas pra pele oleosa,gostei vou adicionar aos favoritos
gostei da orientacao para pele oleosa mais gostaria q tivesse receitas caseira praticas
gostei das dicas.
gostei bastante das dicas, mas tambem gostaria que tivesse algumas receitas caseira.
Postar um comentário