11 de jan. de 2009

Tudo sobre cabelos


Fio de cabelo sem tratamento ________________Fio de cabelo com tratamento

As Cores Naturais de Cabelos:

Loiros - Uma recente pesquisa mostra que os loiros atualmente, representam apenas 2% de pessoas do mundo. Os cabelos loiros podem aparecer em todas as raças, mas a ocorrência mais comum acontece entre os caucasianos, principalmente das regiões da Escandinávia, Rússia, Países Germânicos e Leste Europeu.

Ruivos avermelhados - Os cabelos ruivos podem adquirir uma tonalidade mais avermelhada ou mais alaranjada dependendo da variação. Os cabelos ruivos avermelhados são bastante comuns na Rússia e na Grã-Bretanha.

Ruivos alaranjados - Algo entre o louro e o ruivo avermelhado, o alaranjado é bastante comum nos países britânicos como a Irlanda e o Reino Unido. Podem adquirir um tom mais acastanhado.

Castanhos claros - Os cabelos castanhos claros refletem uma transição entre o louro e o castanho de fato. Podem adquirir reflexos dourados e são muito comuns na Grã-Bretanha, França e nos países alpinos.

Castanhos escuros - Os cabelos castanhos escuros são muito comuns em toda a Europa, e tem ocorrência em todas as raças. Apresentam uma tonalidade próxima ao marrom.

Pretos ou negros - Comum em todas as raças, especialmente entre as asiáticas e entre os povos provenientes do mediterrâneo, como portugueses, espanhóis, gregos, italianos e árabes.

Grisalhos - Cabelos acinzentados, ou por decorrência da idade, ou pela perda precoce de melanina, que pode ocorrer na adolescência ou até mesmo na infância.

Brancos - Em pessoas idosas ou sob condições anômalas.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto), mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

Quanto às características estruturais dos fios e do couro cabeludo, os cabelos podem ser:

Cabelos Secos - São ásperos, quebradiços e sem brilho. Embaraçam com facilidade. Difíceis de dar forma e de modelar. O seu revestimento externo encontra-se danificado e a estrutura interna alterada. Necessitam de produtos que proporcionem nutrição e conseqüentemente brilho.

Cabelos Oleosos - São gordurosos, pesados e sem volume. Possuem maior secreção sebácea. O stress e a poluição são outros fatores que podem contribuir para um aumento da oleosidade. Necessitam de produtos que equilibrem este excesso de oleosidade.

Cabelos Normais - São equilibrados, saudáveis, macios e sedosos. Têm aparência suave e brilhante. São fáceis de desembaraçar, estando secos ou molhados. Podem ser grossos ou de textura média. Devem-se usar produtos suaves e calmantes que protejam e tonifiquem o couro cabeludo.

Cabelos Mistos - O couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Normalmente têm as mesmas características dos cabelos oleosos, mas apenas no couro cabeludo.

Cabelos Crespos e Cacheados - São demasiadamente enrolados, quebradiços e frágeis. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear. A lubrificação capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratado e sem brilho. Têm grande tendência a desenvolver volume excessivo após secos.

Cabelos Finos - Têm um diâmetro muito inferior ao normal. São frágeis e mais sensíveis às agressões exteriores. São cabelos indisciplinados e não agüentam o penteado por muito tempo.

Cabelos com caspa - Ficam muito gordurosos e sem brilho. A caspa tem, normalmente, origem em causas externas e internas, como o stress, a fadiga e a poluição. Estes fatores levam à proliferação de uma bactéria - "Pytirosporum ovale" - que invade o couro cabeludo, provocando comichão e o aparecimento de uma espécie de casca branca. Podem ser de duas formas: Caspa Oleosa – fica presa ao couro cabeludo, é amarela e produz mau cheiro. Caspa Seca – fica solta nos fios, é facilmente percebida e tem cor branca.

Cabelos tingidos ou com permanentes - Estão normalmente mais frágeis e menos protegidos. As ações químicas utilizadas para a coloração e ondulação deixam o cabelo muito sensibilizado e menos resistente às agressões externas. Rompem-se facilmente e têm tendência a apresentar pontas duplas, devido à sua cutícula ter sido danificada.

Características dos Cabelos Danificados

De acordo com um recente estudo, realizado em colaboração com a Oxford Hair Foundation, para avaliar os sinais mais comuns de um cabelo que não está saudável, verificou-se que a preocupação com a saúde capilar é um fenômeno global, que afeta muitas pessoas. Cerca de 3/4 da população feminina experimentaram, nos últimos três meses, algum tipo de processo que provocou pelo menos um destes sinais: fraco, sem brilho, seco, difícil de pentear, pontas espigadas, perda ou aumento de volume.

A integridade da cutícula e sua capacidade de reter a umidade e a elasticidade são as peças chave para a saúde do cabelo. Fatores como o sol, o vento, a água salgada, o cloro das piscinas, a poluição, as escovações violentas ou o uso excessivo do ar excessivamente quente do secador provocam um enorme desgaste nos fios.

Prevenir é melhor do que remediar. Os mais conceituados e famosos Institutos de Beleza do mundo são unânimes em afirmar que os danos no cabelo podem ser reduzidos e a integridade da cutícula pode ser mantida com o uso efetivo de agentes condicionantes.

Baseada nesta afirmativa, a Haskell busca elementos que possam limpar, nutrir e hidratar, melhorando cabelos danificados, além de preservar sua beleza e formas naturais.

Vejamos, então, como se apresenta um cabelo que não está saudável:

Fraco - A fragilidade resulta da perda de elasticidade na cutícula danificada e significa que o cabelo se tornará quebradiço. Quando o córtex não está devidamente protegido, o ato de pentear cria fricção, tornando o cabelo mais fraco e mais quebradiço. Uma das causas mais comuns de um cabelo fraco é o excesso de tratamentos químicos - como a coloração, a defrizagem ou a permanente - ou a sua realização inadequada - quando os produtos químicos permanecem no cabelo mais tempo do que o recomendado.

Sem brilho - O cabelo áspero fica sem brilho, porque a luz não se reflete nele de forma regular. Se a cutícula estiver em boas condições, as suas células escamosas, perfeitamente alinhadas, refletem a luz e o cabelo brilhará. Quando está danificado, a sua superfície torna-se áspera, e como tal, perde o brilho.

Seco - O cabelo fica seco ou áspero quando perde a água que existe no seu interior. A secura do cabelo é provocada pela cutícula danificada. As suas células escamosas desalinhadas erguem-se ou quebram, deixando o cabelo perder a sua hidratação natural. Os ambientes excessivamente secos, bem como o uso intenso do secador podem acelerar este processo.

Difícil de pentear - Um cabelo sem água e sem elasticidade fica rugoso ou com eletricidade estática, que o torna difícil de pentear. Um cabelo com a cutícula danificada torna-se inevitavelmente poroso e seu penteado é difícil de ser mantido, devido à perda de água. Quando em más condições, os fios absorvem rapidamente os tratamentos químicos, por isso é necessário o cuidado dobrado com hidratação.

Pontas espigadas - Quando o cabelo está danificado, o seu interior fica exposto, acabando por se partir e formar pontas espigadas. As pontas espigadas são o resultado de um cabelo que está desprotegido, devido ao mau estado das cutículas. Como consequência, o córtex começa a fragmentar-se nas pontas.

Perda de volume - Um cabelo sem volume deve-se à sua porosidade e falta de elasticidade. Este seca com muita facilidade, mas também pode absorver muita umidade, dependendo do ambiente que o envolve, o que interfere no seu volume, podendo torná-lo pesado.

Volume excessivo - Cutículas abertas e porosas causam volume excessivo por falta de componentes nutritivos e emolientes, resultando num toque áspero e aspecto opaco ou palha.

Análise Capilar

Numa análise capilar o profissional deverá atentar-se para os seguintes itens:

Aparência (saúde) do couro cabeludo: observar se o couro cabeludo apresenta algum tipo de doença como caspa, seborréia, falhas pelo excesso de queda de cabelo, oleosidade excessiva, fragilidade dos fios.

Comprimento do cabelo: se há pontas ressecadas e/ou duplas e se necessário um corte.

Brilho: avaliar os cuidados que a cliente tem com os cabelos, coloração desgastada, excesso de sol, mar, piscina, secador, poluição, quanto ao uso de cosméticos e também ao tipo de alimentação.

Espessura do fio: difere para cabelos crespos, encaracolados, lisos, cabelos frágeis e com pontas duplas.

Resistência e elasticidade do fio: cabelo saudável é cabelo forte e, portanto, apresenta maior resistência do fio e maior dificuldade de quebra, maior flexibilidade; cabelo deficiente é cabelo fraco que apresenta menor resistência e, portanto, quebra facilmente, pouca flexibilidade.

Porosidade do fio: as escamas da cutícula ficam abertas, deixando os cabelos porosos, tornando-os sensíveis aos agentes externos e ainda com perda de pigmentação (cor); cabelo poroso perde ou ganha água com muita facilidade.

Volume do cabelo: se é volumoso ou com pouco volume.

Processos químicos presentes: procure saber o histórico do cabelo, ou seja, por quais processos químicos ele já passou, tais como, alisamentos e/ou relaxamentos, permanentes ou outros processos caseiros como aplicação de tinturas, etc, considerando a porosidade e o estado em que se encontra em toda sua extensão.

4 comentários:

Unknown disse...

Suas explicaçoes estam, muito bem faladas mais como eu devo fazer meu cabelo é misto muito rebentado, sem brilho, no couro é oleoso nas pontas sao secos queria uma receita caseira pra mim fazer Obrigada ! Estou esperando resposta ta ? Beeijos Td de bom.

monicakesia disse...

adorei a receitas para cabelos pricipalmente o meu

Anônimo disse...

amei ajudou me muito

Anônimo disse...

amei