7 de fev. de 2009

Tudo sobre Hashis

Os hashis começaram a ser usados no ano de 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Para não queimar as mãos e servir a carne, eram usadas as tiras de bambu. Lenda ou fato, o hábito sobrevive até os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipulação dos alimentos.

Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos. Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.

Existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi. Uma delas é não ficar balançando os palitos no ar. Também não é de bom tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa. Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos.

Dizem os japoneses que os hashis não fazem parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental. O correto é consumir utilizando-se das mãos.

Com usar o Hashi:

É crescente o número de brasileiros que se rendem às delícias da culinária japonesa. Veja algumas dicas para manusear os hashis, pauzinhos utilizados como talheres em grande parte do extremo oriente, e também conheça algumas regras de etiqueta para evitar gafes.

1. Encaixe um dos hashis, para atuar como sustentador, entre os dedos polegar e indicador.

2. Segure o outro hashi entre os dedos indicador e médio. Tente mantê-los alinhados, de maneira que as pontas fiquem em linha reta.

3. Para pegar o alimento, mexa apenas o hashi que fica entre os dedos indicador e médio, alçando sua ponta junto a do outro hashi.

4. Nunca use o hashi para espetar o alimento. No Japão, só se espeta os hashis no arroz em tradições funerárias.

5. Não use o hashi para apontar. Evite balançá-los em demasia pelo ar.

6. Nunca cruze os hashis. Ao ?descansá-los?, disponha-os ao lado esquerdo de um prato ou na sua frente, sobre a mesa.

7. Não passe alimento de seu hashi para o de outra pessoa.

8. Ao pegar o alimento com o hashi, faça-o em sentido lateral. É bastante deselegante pegar a comida em sentido vertical.

9. Não utilize o hashi para escolher alimento.

10. Caso deseje dividir um pedaço do alimento, pressione, aos poucos, com o hashi.

Nenhum comentário: