26 de jan. de 2009

Como cuidar dos pés 1

Todo o equilíbrio começa nos pés. Os pés são nosso meio de ligar-se à terra. Graças a eles temos base, podemos caminhar e correr, mesmo sobre piso irregular; com eles apoiamo-nos na areia, na pedra ou na lama.

A estabilidade e a instabilidade obtidos nos pés distribuem-se pelo resto do corpo. Tornozelos fortes e flexíveis distribuem o peso do corpo aos pés e evitam que qualquer balanço do corpo comprometa o equilíbrio. Os dedos ajudam a firmar os pés no chão.

Artigos, reportagens, estudos e modas revelam a obsessão ao tratar da importância dos alimentos e da atividade física na saúde das pessoas. Ignoram assim aquilo que a pessoa faz quando não está se alimentando ou praticando esportes. Quando não está comendo sementes de sésamo ou praticando pilates, a pessoa está trabalhando, dirigindo, conversando, vendo TV, lavando louça, fazendo compras — tudo o que qualquer pessoa faz a qualquer momento do dia. Todas essas atividades têm em comum o mau uso dos pés. Todas essas atividades dispensam movimentos amplos do tornozelo e a extensão dos pés. Quase todas excluem caminhadas e usos intensos das bases do corpo. Com o tempo, os pés tornam-se simples pontos de descarga do peso, não mecanismos de estabilização.

Olhe para seus pés e manuseie-o por alguns instantes. Perceba que o tornozelo é mais flexível do que você pensa. Ele é pivotante, movimenta-se em três dimensões. Se você deixar sua perna solta no ar perceberá que seu tornozelo permite que os pés desenhem um círculo no ar, não apenas o movimento angular e bidimensional de vai-e-vem. É um movimento semelhante ao do pescoço e dos pulsos. Para funcionar eficientemente como mecanismo de estabilização, os pés aproveitam-se da amplitude de movimento dos tornozelos.

Como tudo o que acontece nos pés é distribduído para o restante do corpo, desperdiçar a mobilidade dos tornozelos significa limitar a mobilidade de todo o corpo. Se você não sente a mobilidade dos tornozelos, provavelmente não sentirá a mobilidade da coluna, a necessidade de usar o quadril para deslocar-se com leveza e a importância de relaxar ombros e o pescoço durante uma caminhada. Provavelmente não perceberá a importância de caminhar, porque este exercício lhe será desconfortável nessas circunstâncias.

O caso das mulheres é ainda mais grave na medida em que aprisionam os pés em calçados de saltos altos. A imobilidade dos tornozelos é submetida ao desconforto de uma posição pouco natural, cuja permanência prolongada pode causar danos a todo o corpo.

Talvez o leitor encare isso como um problema pequeno. Existem partes do corpo muito mais importantes. Coração e pulmões, por exemplo. Ou o cérebro e os rins. Mas pense adiante e pense na conexão de todas as partes do corpo, pense em como você se desloca e em como sua postura se modifica à medida que sua própria disposição física ou mental se modifica. Exultante, você tende a olhar para frente e além. Desanimado ou cansado, você tende a baixar o olhar e se contrair. Os pés conduzem o corpo nas duas direções. Pense em como o aparelho digestivo é comprimido quando você flexiona a coluna para frente e pense em como a digestão aconteceria caso o aparelho digestivo fosse mantido nessas condições por horas ou dias — ou meses ou anos.

Se você tem …
Unhas projetadas para cima.
Isso significa:
Que você é uma pessoa sonhadora e adora passar o tempo imaginando a concretização dos seus planos.

Se você tem …
Dedos em forma de garra.
Isso significa:
O mundo exterior impõe limitações ao seu modo de ser. Sente-se oprimida.

Se você tem …
Dedos de ponta quadrada.
Isso significa:
Uma personalidade intransigente. A pessoa não muda a forma de agir, não importa a circunstância.

Se você tem …
Joanete.
Isso significa:
Desamparo. Simboliza quem é capaz de deixar os próprios interesses de lado para seguir os de outras pessoas.

Se você tem …
Dedos em forma arredondada.
Isso significa:
Que você sabe receber elogios pois é modesta.


Acabe com a dor de cabeça:

Para se livrar daquela dor de cabeça ou tensão no pescoço, você só precisa massajar levemente seu dedão ou o lado de dentro de seu pé.
Não, você não está sonhando!
A massagem nas zonas reflexíveis não tem como objectivo aliviar a dor onde ela age.
Por exemplo, massajar ombros e pescoço doloridos.
Em vez disso, utiliza-se pressão nas mãos e pés para aliviar dores no corpo.

Pode soar estranho, mas este é um método de cura milenar. Baseia-se na ideia de que certas zonas do corpo – as chamadas zonas reflexíveis – influenciam os órgãos internos, músculos e ossos.
A massagem dirigida faz com que as partes correspondentes se sintam melhor.
Na prática, é um método natural de dizer adeus à dor.

Como Funciona:
As zonas reflexíveis mais conhecidas estão localizadas na região das mãos e pés.
Mas como adivinhar que zonas influenciam determinadas partes do corpo?
É muito simples: basta uma rápida análise no mapa do corpo, concebido pelo americano Dr. William Fitzgerald. No início do século 19, ele dividiu o corpo humano em secções.
Um exemplo são as zonas reflexíveis dos ombros, coluna e olhos que estão localizadas nas mãos.
Sabe aquela dor de cabeça que não passa? Agora você pode aliviá-la massajando vagarosamente cada dedo das mãos, partindo da ponta e indo para a base.
O que ajuda a aliviar a insónia – basta simplesmente aplicar uma leve pressão em movimento circular durante cerca de dois minutos.
Outra dica para suavizar a tensão no pescoço é massajar o lado interno da planta do pé, onde a zona reflexível correspondente está localizada.

Não deixe de mimar àqueles que nunca lhe deixam na mão: seus pés.
Afinal de contas, nada mais natural que recompensá-los após o esforço diário a que são submetidos.
Coloque-os em uma bacia de água quente por 5 minutos. Passe-os para outra de água fria, por 30 segundos, repetindo a imersão três vezes.
Os músculos dos pés agora estão maleáveis e prontos para uma sessão de exercícios relaxantes.
Sente-se em um banco e role uma bola de ténis sob toda a sola do pé durante alguns minutos, para frente, para trás e em círculos (continue fazendo mesmo se sentir cócegas).
Finalize afrouxando suas articulações girando ambos os pés em círculos, primeiro para a esquerda e depois para a direita.

2 comentários:

Anônimo disse...

estou adorando estes blogs pois tem
muita coisa interesante.bjs...

Anônimo disse...

estes truques são otimos obrigada por seu site de ajuda