17 de jan. de 2010

Como decorar a pácoa

Decoração temática - Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Ao redor do mundo, a Páscoa é festejada com alguns costumes que diferem de país para país segundo as origens. A começar pelo termo Páscoa que tem sua origem hebraica “Pessach” e significa passagem. Os espanhóis chamam a festa de "Pascua", os italianos de "Pasqua" , os franceses de "Pâques", o alemães de "Ostern".

A Páscoa acontece no primeiro domingo depois da Lua Cheia, que ocorre no dia 21 de marco ou depois desta data. Mas a data da Lua Cheia não é a real, e sim a definida pelas Igrejas, que para obter consistência, decidiram relacioná-la a uma Lua imaginária, conhecida como a "lua eclesiástica".

Também podemos calcular a data da Pascoa sabendo quando é comemorado o Carnaval. A Quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Pascoa. Esse é o período da quaresma, que comeca na Quarta-feira de Cinzas.

Assim, a data da Páscoa pode ser determinada mesmo sem conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Pascoa numa festa "móvel".


Dicas:

Use a sua imaginação e torna seu lar num ambiente bem aconchegante e familiar.
Use toalhinhas com jeito de vovó, para enfeitar a casa no domingão de Páscoa.
Pinte com as crianças ovos de Páscoa, elas vão adorar.
Esconder as gostosuras de Páscoa pelo jardim (ou casa) é uma ótima maneira de alegrar o Domingo de Páscoa. Isso vale para os grandinhos também!
Decore a casa utilizando enfeites de natal como festões e guirlandas, acrescentando coelhos, cenouras e chocolates.
Se reúna com a família e celebre a Páscoa com alegria!


Singificado Maior da Páscoa


A ressurreição de Cristo comove por transcender o desaparecimento físico, e, de tal modo, que uma série de religiões associa à chamada ressurreição a mais acalentada esperança do homem: a imortalidade.

Tanto faz como cada religião ou crença denomine o que o cristianismo chama de Espírito Santo. Ali se concentra um mistério de energia que impregna o planeta Terra, envolvendo-o numa irradiação de existência real. Seja espiritual, anímico, mental, psicológico, energético, além do alcance da mente, pouco importa.

Significa muito, sim, a certeza de haver uma forma , que muda o planeta Terra a partir da chegada de Cristo. Outros seres irradiantes e luminosos houve, há e haverá, mas é o caso de Cristo. O Espírito Santo é a materialização ou o símbolo dessa força ligada à vida, que envolveu o planeta a partir da presença do Messias. Ele traz a possibilidade da salvação do homem, pela fé.

A fé não é um conhecimento, é um saber. É dimensão de crença, de transcendência, isto é, estender a imaginação para admitir a existência de outro plano, e se tornar reverente diante de Deus, por atribuir-lhe o milagre da vida, da luz, da ordem universal, e por enviar a Jesus e nos nutrir de sua força das irradiações de bondade, compreensão e amor.

Banhando o planeta com a figura de Cristo e o episódio de sua paixão, morte e ressurreição trouxeram ao mundo o Poder do Espírito Santo, isto é, a força nutriz, e sagrada responsável pela vida. Falo da celebração de um Mistério no qual vivemos. E, da celebração da Esperança, em nome da qual somos capazes de elevar - pela fé -o coração,o espírito,a imaginação, sentimento e até inteligência, para proclamar a existência de Deus, a cujos desígnios (queiramos, ou não) estamos subordinados.
Condenados a desconhecê-los, precisamos crer.

Fonte: Artur da Távola -

Nenhum comentário: