A presença das plantas na casa dá um toque aconchegante. As ervas medicinais fazem isso e ainda atuam sobre os órgãos, ajudando a reforçar a vitalidade dos moradores. As plantas medicinais atuam na saúde e nas emoções. Por exemplo: se a pessoa quer fortalecer os Relacionamentos, o estômago, ao pâncreas e ajudar nas preocupações. Então abaixo há uma seleção de ervas que atuam nesses órgãos: camomila, erva-doce, melissa... Faça seu canteiro
No jardim
|
Cavalinha, salsa, babosa e capuchinha ajudam os órgãos que controlam os líqüidos no organismo, isto é, rins e bexiga. Em desequilíbrio, podem afetar as emoções, causando medo e indecisão.
Dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia entram na área da saúde dos fígado, que tem forte influência nos estados emocionais. Quando em desequilíbrio, provoca mau humor, irritação e raiva constantes.
Erva-doce, camomila, melissa e coentro devem ser cultivados pois atua sobre estômago, baço e pâncreas, que em desequilíbrio podem causar preocupação excessiva e idéias fixas.
Cultive várias espécies de manjericão planta pois cresce rápida. E ajudam o fígado, do qual dependem nossa disposição e nosso bom humor.
Sálvia, passiflora, hamamélis emalva são as ervas relacionadas ao equilibrio, verborragia, excesso de pensamentos e depressão. e ao intestino delgado, e essas ervas ajudam a manter a circulação e a digestão bem equilibradas. |
Relacionamentos
Capim-limão, louro, erva-doce e alfazema são as ervas que tratam das relações afetivas. Os órgãos correspondentes são estômago e pâncreas, e ao excesso de preocupações.
Criatividade
Alecrim, manjericão-cravo, guaco, hortelã e menta correspondem a área da fertilidade física e mental, é associado ao pulmão e ao intestino grosso. As ervas indicadas atuam contra tristeza, gripes e problemas respiratórios, além de aliviar cólicas e má digestão.
Amigos
Orégano, manjerona, tomilho e segurelha são as ervas , que ativam o bom relacionamento com amigos, auxiliares e também viagens. Ajuda nos problemas do pulmão e alivia a mágoa e a depressão. A segurelha é indicada para bronquite e problemas respiratórios. Tomilho para gripes, tosses e resfriados e orégano para má digestão e falta de apetite.
Alecrim – tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.
Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. é um excelente hidratante.
Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão
Hamamélis - devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.
Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
Hortelã – tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante.
Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.
Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
Orquídea – seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.
Rosa – rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
Sal grosso – altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.
Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
Banho para repor as energias - faça um chá com
Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque
Quer ver mais? Clica Aqui
Um comentário:
Muito interesante eu adorei as dicas,eu tenho certeza isto vai fazer efeito na minha vida
Postar um comentário