17 de jan. de 2010

Como decorar Vitrines

Decoração - Vitrines

Quando pensamos em decoração de vritrines, uma avalanche de idéias assalta nossas cabeças, mas objetivo certo é criar uma atmosfera que atraia os consumidores para os produtos.


Na ocasião de decorar uma vitrine, é necessário considerar o tipo de mercadoria que está sendo vendida e o estilo da loja. O desejo comum dos lojistas é ver suas lojas cheias de pessoas circulando. Abaixo, seguem dez pontos fundamentais na hora de montar um bom showcase. Confira:

Iluminação. A fusão das luzes e das máscaras permite que enfatizemos aquilo que queiramos dar mais atenção e brincar com a amplitude do espaço. Devemos analisar a incidência da luz natural sobre a vitrine durante todo o dia, antes de decidir a luz artificial que queremos instalar.


Sedução. O showcase é a carta de apresentação, uma janela que represesta o negócio e conseqüentemente seu aspecto deve ser sedutor de modo que aquele que a veja, deseje entrar no estabelecimento. Não deve somente mostrar o produto, mas deve convidar o cliente entrar, a despertar seu interesse pelo que tem no seu interior.

Cor. A combinação de cores é primordial numa vitrine. Dependendo do tipo de estabelecimento e época do ano, serão cores mais vivas ou mais suaves que serão utilizadas. Mas o fundamental é conseguir que o contraste faça com que a vitrine chame a atenção, mantendo a ordem e estética.

Equilíbrio. Não convém sobrecarregar a decoração de uma vitrine. Devemos utilizar técnicas que nos permitam conseguir o equilíbrio entre o espaço e os produtos. Tenhamos em mente que quem vê a vitrine, o faz apenas por alguns segundos e estes devem ser suficientes para capturar sua atenção. Se a exposição de ítens é excessiva, o consumidor não conseguirá captar tudo e passará adiante.

Mensagem. Devemos estudar claramente a mensagem que queremos transmitir ao público e escolher um tema sobre o qual trabalhar na hora de criar a vitrine. Esta é uma ferramenta de comunicação a serviço do estabelecimento e como o tal deve ser utilizada.


Economia. Se não há disponibilidade de um grande orçamento, isso não é problema; com coisas simples, inclusive feitas à mão, pode-se conseguir uma vitrine que transmita com perfeição sua mensagem. A a criação de figuras de espuma ou papel maché e outros trabalhos manuais, podem servir para montar uma vitrine original e com pouco dinheiro.

Seleção. Deve-se selecionar muito bem a mercadoria que se quer mostrar numa vitrine. Não é conveniente colocar uma excessiva quantidade de produtos. Os artigos colocados deverão representar o que se oferece no interior do estabelecimento e deverão ser "tentatoras", convidando o cliente a entrar.

Inovação. Cada ano surgem novidades em questão de vitrinismo. Um bom vitrinista deve estar em contínua formação, aprendendo sempre novas técnicas. As tendências de decoração se renovam constantemente e é fundamental se manter atualizado nos estilos mais vanguardistas.

Originalidade. O vitrinismo abre uma porta ao que cada um pode contribuir a nivel artístico. Idéias como incluir fotografias ou quadros, dar um toque de humor à apresentação dos produtos... Em geral se trata de criar ambientes chamativos que atraiam a atenção dos clientes.

Troca. A cada certo intervalo de tempo, deve-se trocar a decoração da vitrine que também deve ser de acordo com a época do ano. Não tenha a mesma vitrine na primavera que no inverno e leve em conta celebrações especiais como o Natal e Dia dos Namorados. Deve-se romper a rotina. Uma vitrine nunca pode entediar o consumidor.

É importante ter consciência de que uma boa vitrine é fundamental para captar a clientela e é um grande canal publicitário. Não deixe o espaço improvisado, a montagem de uma vitrine deve seguir um plano organizado. Pode-se recorrer à ajuda de um profissional que contribue com idéias para cada caso específico.


fonteArte Plural

Fonte: www.opendeco.es

7 comentários:

Anônimo disse...

legal ! gostei muito vou ten6ar por pratica já

Anônimo disse...

q bom ....quanta inteligência
amei as dicas....
DEUS abençoe vc....

Anônimo disse...

As dicas foram importantes .
Com elas , não perco o foco ao montar as vitrines.

Obrigada.

Anônimo disse...

Dicas muito boas!!!

Obrigada!!
Marisa

Anônimo disse...

Olá estou a tirar o curso de decoradora de lojas,e vim ver uma dicas.
obrigado.
Teresa

Anônimo disse...

blog muito, esclarecedor de duvidas certamento usarei muitas das dicas que passou...
Ótimo trabalho.

Paulo disse...

Gostei muito das dicas e peço sua autorização para usar futuramente em www.adesivosparavitrine.com.br