16 de jan. de 2010

Tipos de decoração

Estilos na decoração de interiores

Achei muito interessante estas dicas sobre decoração de interiores. O que deve ser observado dentro de cada estilo. Qual deles faz a sua cabeça na hora de decorar? O meu é o "misturatudo do meu jeito"! Acho que as dicas valem a pena , mas vale mais a pena sentir-se bem dentro do seu espaço. Acredito que arriscar-se é a melhor maneira de descobrir-se!

DECORAÇÃO FENG-SHUI



Desde do ponto de vista Feng-Shui, a sala é um espaço amistoso, e por isso deve ser de fácil acesso. Procuraremos portanto, que a sala não esteja escondida no fundo da casa, mas sim mais perto do núcleo. É melhor ter bastantes sítios onde se possa sentar comodamente. Por último, tenta que a sala seja e esteja a mais iluminada possível.
Passemos agora às habitações. O feng-shui nos ensina que a casa de um adulto deve servir apenas encontrar o sono e para se reunir com a família e amigos. Devemos esquecer então a televisão, o telefone, assuntos de trabalho, comida na cama, etc. Devemos simplificar esta parte da casa tanto como pudermos, com única e exclusivamente o necessário para o descanso e a intimidade. E é justamente porque procuramos o descanso que privilegiaremos as cores tranquilizadoras (azul celeste, verde claro, branco osso) e que evitaremos qualquer objecto que possa dinamizar a habitação como plantas ou aparelhos eléctricos.

A cama deve estar colocada o mais longe possível da porta. Escolhe uma feita de material natural e de tamanho apropriado para os ocupantes (nem mais grande nem mais pequena) e não guardes nada debaixo dela. A ordem da habitação é indispensável, obrigatória. A habitação ideal para uma decoração totalmente Feng-Shui é uma habitação sem qualquer tipo de desordem aparente. Não coloques um espelho em frente à janela e sobre tudo, nunca deve reflectir a cama pois o poder reflector do espelho pode corromper o teu Chi e dar-te de novo as energias negativas que perdes enquanto estás a dormir.
Sabias que no Feng-Shui, a cozinha é o lugar capital porque é a parte que alimenta? Por isso é preciso dar-lhe uma atenção especial. Convém em primeiro lugar separar os dois elementos mais presentes: a água e o fogo, por serem forças contrárias.
Qualquer coisa para eliminar os odores também é uma dos elementos essenciais. A cozinha deve ter uma forma quadrada ou rectangular e a sua porta não deve estar de frente à porta da entrada da casa. Quando cozinhar, não deve estar de frente para a janela, mas sim para uma parede, preferencialmente virado para Sul. Para terminar, evita colocar uma televisão.
Para o Feng-Shui, a casa de banho é um dos lugares que podem perturbar a boa energia da tua casa. Por isso devemos seguir umas regras básicas: Devemos distanciar a casa de banho da porta de entrada o máximo possível. Se não o fizer, o Shi, a má energia que se encontra na casa de banho se espalhará para todas as partes da casa, o que aumentará o risco de aparecerem doenças graves.
Também não é aconselhável que a casa de banho esteja de frente para outra parte da casa porque isso levará à desgraça do ocupante do que tiver a ocupar essa parte da casa. Coloca um espelho de frente para a porta da casa de banho, para que a energia negativa não afecte tudo o que está à sua volta. Acostuma-te sempre a fechar a tampa da sanita depois de cada uso para evitar perdas financeiras.
Evita que a casa de banho se ligue a algum quarto, pois porque se tiver, ela estará constantemente a receber energia má. Para finalizar, tenta não decorar a casa de banho excessivamente, porque quanto mais carregada ela tiver, maior será a energia negativa que desprenderá dessa parte para o resto da casa.

DECORAÇÃO JAPONESA



Sobriedade, simplicidade e naturalidade são as 3 chaves da decoração japonesa. Trata-se de uma tendência confidencial que se resume principalmente em um aspecto minimalista. Se pretendemos decorar a nossa casa num estilo oriental, o que temos que conseguir é fazer desaparecer toda a desordem.
O interior japonês é sóbrio e ordenado. As casas japonesas não estão obstruídas por muitos objectos decorativos. A diferença do modelo de decoração interior ocidental, a decoração japonesa privilegia a vida simples com os móveis essenciais. A característica principal da concepção japonesa dos interiores é a simplicidade e a pureza das coisas.
Se decidires decorar a casa com o estilo japonês, não podes ter a casa cheia de móveis. Se tiveres, aconselhamos que te centres em uma única parta da casa ou então tentar reproduzir toda a serenidade e a paz japonesa. Esvazia então uma parte da casa. Se possível, escolhe uma parte que tenha uma grande janela onde entre luz e que tenha uma bela vista. Devido à falta de espaço, os japoneses se servem da técnica da paisagem artificial, que dá uma sensação de liberdade e de espaço.

DECORAÇÃO ROMÂNTICA



Para conseguir uma decoração romântica a primeira coisa que precisamos de saber são as cores que vão prevalecer na habitação. Antigamente, as cores predominantes para uma decoração romântica eram o rosa e o branco, tudo decorado com pequenas flores inglesas. Mas actualmente as tendências mudaram.
Agora são cores mais carregadas como o roxo, o cinzento ou o branco. O branco também se usa, sim. Agora temos que multiplicar os materiais. Utiliza o linho espesso, serve como adornos transparentes ligeiros, de encaixas… E mais, joga com os adereços: formas geométricas, flores enormes, …
Passemos agora aos acessórios de decoração: televisões de encaixe, candeeiros de cabeceira em cristal ou semitransparentes são dois tipos de acessórios muito na moda e que encaixam perfeitamente com o ambiente. Os cestos como flores também te ajudarão a alcançar esse ar romântico que procuras. Isto tudo, para além de dar um bom odor, criarão um ambiente fresco, alegre e ligeiro.
Também podes incluir plumas na tua decoração: cose ou engancha como alfinetes plumas ligeiras nos teus adornos transparentes. As fitas de cetim também são ideais. Utiliza fitas diferentes e coloca-as nas portas, na cómoda, na cabeceira da cama, ata-as nas cortinas… coloca-as por toda a habitação! Um elemento muito chique e que fica bastante bem é um divisor. E mais, podes pendurar lá um ou dois dos teus vestidos mais bonitos para dar um toque ainda mais chique.
Passemos à cama. A cama ideal para uma decoração romântica sempre foi uma cama com baldaquinos. Como o neo-romanticismo é sempre assim, mas na decoração romântica dos dias de hoje as coisas são um pouco mais exóticas. A cama se decora com adornos transparentes, brancos espumosos que deixam espaço para o sono, a calma e a voluptuosidade.
Para as paredes da tua habitação e como elementos decorativos podes pôr autocolantes de borboletas ou pássaros. Os autocolantes estão muito na moda. Elementos que estão menos na tendência, mas que ficam perfeitos na tua decoração romântica são os espelhos. Engancha vários espelhos, de formas e tamanhos diferentes pelas paredes.

DECORAÇÃO ÁRABE



O mundo oriental e a sua forma de viver doce e calorosa, influencia o universo da decoração. Podemos encontrar cafés orientais por todas as partes das grandes cidades e os cidadãos. Tu também podes divertir-te recriando em casa uma espécie de interior oriental, habilitando uma esquina do salão para tal situação.
Almofadas cómodas e confortáveis, tecidos sedosos, mesas baixas, bandejas de cobre, … estas são os elementos que compõem este tipo de salões. Sentados no chão, os teus amigos se surpreenderão de ver que se sentem uma comodidade igual como sentir no sofá.
Sejam do tipo de sejam, sejam comprados na Europa ou trazidos duma viagem ao Oriente, os tapetes são elementos indispensáveis para criar um ambiente caloroso e confortável. Poder-se sentar para tomar um chá ou para comer… poder falar com os hóspedes relaxadamente… podem contrariar o frio do chão… Os tapetes são muito funcionais. E mais, muito decorativos! Mas muito mais que um elemento de decoração, os tapetes podem ser também elementos significativos, pelas suas cores e confecção.
Na decoração árabe, as cores são as seguintes: rosa caramelo, verde anis, vermelho profundo, laranja vitaminado, azul turquesa… as cores mais vivas do arco-íris é necessário para este estilo de decoração. Esta paleta explosiva de cores enriquece todo o tipo de lantejoulas e bordados dourados ou prateados. Agora vamos passar para outro tópico importante: os materiais.
A nossa decoração árabe deve ser um entorno sedoso. No solo, escolheremos tapetes espessos, tradicionais ou excêntricos, que adornaremos com muitas almofadas ou puffs aconchegados. Nas paredes estenderemos patchworks, assim como adornos transparentes que ficam perfeitas em cima de uma cama ou um sofá.
Para os móveis optaremos por materiais naturais, como a madeira exótica: cómodos ou armários em manga maciça evocarão os interiores tradicionais índios. Também é uma excelente ocasião para repintar velhos móveis em cores vivas. Cadeiras de Marajá ou espelhos de ferro forjado também serão ideais para este tipo de decoração. Assim mesmo, podemos colocar todo o tipo de elementos prateados ou dourados: cadeiras, espelhos, mesas rasas, etc.
Para que a composição seja perfeita, pensa em arranjar um grande número de espelhos: a sua propriedade reflectora dará uma sensação de amplitude à habitação e reflectirá todas as cores e os materiais delas. Os ramos de flores também são uma excelente escolha.

DECORAÇÃO FLORAL



Nada pode representar o efeito e as propriedades das plantas, inclusive dentre de casa. Uma planta comunica o seu crescimento, da vida e a alegria de viver. As plantas proporcionam muito oxigénio de dia, o que ajuda na concentração. No Inverno, quando há falta de calor, as plantas devolvem a humidade necessária. E mais, elas criam um clima propício para elas mesmas, para o seu próprio crescimento.
Não devemos tão pouco descuidar no aspecto visual e odorífero que as plantas transmitem e que estimularão todos os nossos sentidos. Outra vantagem é o relaxamento que 1 planta nos pode proporcionar: ocupar-se das suas plantas pode ser uma excelente escapatória ao stress da vida diária. As plantas requerem o nosso tempo, precisam dos nossos cuidados, devemos estar pendentes delas para evitar possíveis doenças antes que se propaguem, … todos são aspectos que seguramente farão que nos esquecemos um pouco do stress da vida quotidiana.

Coisas a ter em conta
A iluminação
Na hora de escolher uma planta, há que considerar a iluminação da habitação onde está colocada. Geralmente, as variedades de folhagem requerem muita luz. Folhas escuras não necessitam de tanta luz.
Cuidados das plantas
De Novembro a Fevereiro, pode faltar luz às plantas. Se descolorarem e as novas folhas forem pequena e amarela, teremos que reduzir a temperatura e aproximá-las mais das janelas, sem nada a tapar o sol, para que lhes chegue mais luz. Por outro lado, a partir de Março, há que pôr as persianas e as cortinas de novo e rodar a planta regularmente para favorecer o crescimento uniforme das plantas e evitar problemas causados pelo excesso de luz, como uma descoloração progressivo ou o aparecimento de manchas. Recomendamos regar e fertilizar mais pelos meses de Março a Outubro, quando as plantas estão em pleno crescimento e reduzir progressivamente a rega e a fertilização de Outubro a Fevereiro, quando elas estão “descansando”.
Atenção com a água
Temos que ter uma coisa muito clara em conta: há que evitar regar pouco e muitas vezes. Tem que se deixar secar a terra entre rega a rega. Rega até que a água flua pelos buracos de drenagem do vaso e tira a água que sobra acumulada por cima da terra. As plantas gostam que sejam borrifadas nas folhas de vez em quando. Recomendamos que as deixes descansar em água umas horas antes de utilizá-las para eliminar o cloro e para alcançar a temperatura da habitação.

DECORAÇÃO DE NATAL



A magia da decoração depende sobre tudo da atmosfera em geral e da harmonia do conjunto. Velas, um presépio, uma árvore, odores agradáveis, um fundo de musica, …Para criar a magia começa-se por reunir todos os elementos necessários: velas, enfeites para a árvore de Natal, decoração dourada e prateada, perfumes e aromas…
Antes de mais nada, escolha uma combinação de cores que vão de acordo com a nossa decoração. O vermelho, o verde, o branco e o azul-escuro são as cores que vão bem com tudo. São, digamos, as cores que combinam melhor. Bastará então combinar isto com elementos dourados e prateados, pétalas de flores, mini ramos de flores, etc. Tudo para criar um ambiente de festa.
Na continuação vamos oferecer-te alguns exemplos de possíveis ambientes Natalícios, mostrando-te os elementos que vão de acordo com esse ambiente.
Natal na Lapónia: A cor chave é o branco. Reúna todos os elementos e acessórios desta cor. Decora a árvore de Natal com adornos feitos de palha ou com elementos de madeira pintados ou ao natural e complete esta decoração com bolas de plástico transparentes ou de vidro. Evita as guirlandas demasiado grandes e de cores vivas e enfeita a árvore de Natal com luzes brancas. Para a mesa, utiliza uma toalha branca e componha o centro da mesa com pontas de ramos de pinheiro e pinhas.
Natal barroco: Para conseguir este ambiente, utiliza adornos dourados e tecidos de seda. Cobre as janelas com seda, retira as luzes e coloca velas um pouco por toda a casa. Preencha o seu quarto com almofadas de veludo, com bordados dourados e disponha no chão cabazes grandes e cheios de frutos exóticos e doces.
Acerca da árvore de Natal, enfeita-a com pérolas (de plástico, claro) coloridas e completa com bolas de cores primárias. Põe também bonecos de cristal e completa a decoração com uma grande estrela dourada.fonte:Colcha de retalhos

4 comentários:

beatriz disse...

receitas de alimentação pós parto manhã ,tarde, noite

Anônimo disse...

gostei muito dos tipos de decoração.....me deu muitas idéias...muito obrigaduuu
thê

Anônimo disse...

obrigado pelas dicas

Anônimo disse...

Oi Gostei bastante da sua iniciativa, nós precisamos de algumas dicas de decoração e fica bem prático dessa forma, através de site, muito obrigada!!
Boa sorte!