28 de abr. de 2009

Motivação para malhar

Mas, o que você acha de manter a motivação para malhar o ano todo?

1. Encontre alguém para malhar com você

Malhar com companhia é sempre mais divertido.

2. Varie seus exercícios

Manter a mesma série por muito tempo é bem entediante. Procure variar os exercícios. Além de ser mais estimulante, o seu corpo reagirá melhor aos diferentes estímulos.

3. Permita-se rever suas metas

Não se exija demais. Não atingir as próprias metas pode fazer com que você desista dos treinos. Crie uma rotina que você possa seguir.

4. Pense positivo

Quando terminar a sua série, comemore. Sinta-se bem com você mesmo.

5. Seja um pouco narcisista

É bom se olhar no espelho e perceber os progressos que está tendo. Nesta hora, esqueça os defeitos e comemore a calça mais larga, os braços mais rígidos, as celulites a menos.

6. Encontre exercícios aeróbicos que você goste de fazer

Existem muitas opções de aparelhos aeróbicos, além de aulas como spinning e running. Varie entre eles e encontre o exercício ideal para você, mas não desista.

7. Valorize o exercício

O exercício é muito importante para a sua saúde, que é o seu bem maior. Além disso, ter um corpo em forma vai melhorar a sua auto-estima e aumentar a sua disposição. Experimente estabelecer uma rotina regular de exercícios. Depois de algum tempo, você não conseguirá se imaginar sem eles.

Para que todos possam aproveitar o verão com atividades físicas, enumeramos 10 dicas básicas para garantir saúde e o bem-estar durante os exercícios.

1. AVALIAÇÃO MÉDICA
Antes de iniciar a prática de atividades físicas é necessário fazer uma avaliação médica, incluindo exames como eletrocardiograma e hemograma. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados.

2. ESCOLHA DO EXERCÍCIO
Procure um professor. A escolha do tipo de exercício físi
co é fundamental para que a prática perdure durante todo o ano. O profissional deve analisar o seu estilo de vida e avaliar se tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação ou se é melhor iniciar com uma caminhada.

3. HIDRATAÇÃO
A ingestão de líqüidos, isotônicos e água, deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Com a alta temperatura, o corpo perde mais água e sais minerais — inclusive sódio —, o que eleva o risco de tonturas e mal-estar. Jamais considere nessa lista bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, já que essas substâncias são diurética
s e aceleram o processo de perda de líqüidos.

4. USAR ROUPAS ADEQUADAS
É muito natural que com tanta gente nas ruas, parques, praças e praias, as pessoas queiram caprichar na roupa. No entanto, na hora de praticar exercícios, vale a elegância da simplicidade. Tecidos que facilitam a secagem do suor e roupas que não apertam são os mais adequados. Quanto ao calçado, vale a dica de sempre: tênis!

5. HORÁRIOS CERTOS
Os exercícios ao ar livre não devem ser realizados em qualquer horário. Os mais adequados são início da manhã, até as 10 horas, e após às 16 horas. Nesses horários, o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol — como câncer de pele — são menores. Além disso, você evita o envelhecimento precoce. Vale lembrar que o horário indicado é o real, não o horário de verão!

6. PROTEGER A PELE
Um bom protetor solar é um dos principais aliados da prática de atividades físicas ao ar livre. Na compra, priorize um bom produto, com fator 30. Na praia, o cuidado deve ser redobrado, já que a areia branca é refletora dos raios solares.

7. RESPIRAR CORRETAMENTE
A sensação de falta de ar tão comum à prática de exercícios no verão pode ser evitada se o praticante respirar corretamente. As dicas são:
- Inspirar pelo nariz, que tem mecanismos para filt
rar o ar e permite uma ventilação mais eficiente e segura.
- Para expirar, o melhor é utilizar a boca, o que torna a troca de ar mais rápida, já que a boca é bem maior do que as duas narinas.

8. ALONGAMENTO
O alongamento é a palavra-chave para a prática de exercícios físico em todas as estações. No entanto, o verão faz com que muita gente pense que o alongamento é dispensável. Vale lembrar que é o alongamento que torna a prática de exercícios mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras.

9. REGULARIDADE
A prática de exercícios físicos deve ser regular e durar, no mínimo, 30 minutos. Sem a regularidade é muito difícil conquistar condicionamento físico! Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular no mínimo três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 12 a 48 horas.

10. LIVRAR A MENTE DE PREOCUPAÇÕES
Quando sair para caminhar ou para realizar outros exercícios, deixe as preocupações de lado. A prática de atividades físicas deve ser encarada como um momento de lazer, de cuidado com a mente e o corpo. O risco de lesões que são resultados de erros cometidos por distração é muito grande. Tente cultivar bons pensamentos!

1 – Cure seu corpo e mente!

Exercícios podem ajudar na reabilitação de doenças crônicas, reduzir estresse e ser útil no combate às doenças cardiovasculares, além de serem indicados no combate à depressão e outra doenças.

2 – Pratique a Prevenção!

Exercícios é uma forma de medicina preventiva, podendo contribuir na diminuição de riscos de muitas doenças crônicas. Ainda ajudam a estabilizar os efeitos da idade como artrites, diabetes, doenças do coração, obesidade e osteoporose

3 – Aperfeiçoe sua vida profissional!

Estudos revelaram que exercícios podem ajudar no aumento da produtividade, diminuir estresse. Pessoas que praticam exercícios faltam menos o trabalho que os sedentários.

4 – Economize dinheiro!

Você economiza bastante com os benefícios dos exercícios para a sua saúde. Exercícios integram a medicina preventiva, fazendo com que se gaste menos com doenças. Além disso, o sedentarismo tem aumentado bastante o custo dos cuidados à saúde.

5 - Você pode fazer a diferença!

Os índices de obesidade no EUA têm crescido assustadoramente. Atualmente, 34% de adultos e 16% das crianças americanas são obesas. Por isto, faça a sua parte alterando esta tendência. Pratique exercícios!

6 - Espalhe saúde!

Seja o exemplo para seus amigos, famílias e sua comunidade.

7 - Supere a tempestade!

Espaços de saúde oferecem um lugar seguro, onde você pode freqüentá-los independentemente do tempo.

8 – É melhor juntos!

Espaços de saúde são um lugar ideal para encontrar novas pessoas e fazer novas amizades. Isto aumenta a sua motivação para malhar, além de ajudar a alcançar seus objetivos.

9 - Variedade de atividades!

Os espaços de saúde oferecem uma enorme variedade de atividades e facilidades. Desde máquinas modernas até ioga e treinamento personalizado.


fonte:perfformance

Nenhum comentário: